top of page
  • Writer's pictureiBusiness Projects

7 passos para começar um e-commerce do zero!

Updated: Apr 30, 2023

Criar uma loja online se tornou o sonho de boa parte dos empreendedores, mas muitos não fazem ideia da complexidade do que está por trás de um site de vendas.


Mas calma, estou aqui para simplificar isso e te mostrar como em 7 passos você pode colocar o seu para funcionar.A primeira decisão que você deve tomar é encontrar os construtores certos. É claro que encontrar o empreiteiro perfeito é importante e há perguntas importantes a serem feitas, incluindo aquelas que você pode encontrar aqui.


Ah, vale lembrar que você não precisa ser um gênio de programação, design e etc... mas tenha em mente que terá que se dedicar para aprender ferramentas novas e persistir até conseguir bons resultados.


Então vamos nessa:


1.Tenha um público alvo

SUA LOJA online começa por aqui!


Muita gente comete o erro de vender produtos que em muitos casos são fantásticos, para o publico errado. Um exemplo disso seria anunciar uma Ferrari para alguém que ganha um salário mínimo, ou oferecer um serviço de contabilidade para quem não tem empresa.


Portanto defina que tipo de produto você vai vender e por quanto, além de saber qual é o publico que consome ele. Existem bolsas de $20, $100, $3000 e por ai vai. Então entenda que um mesmo produto pode ter um publico diferente.


2. Levante os custos e prepare os seus produtos

Para trabalhar com qualquer tipo de negócio é preciso ter na ponta do lápis os custo da operação, caso contrário você pode até vender muito mas não verá a cor do dinheiro pois a operação estará no negativo e você precisará fazer aportes recorrentes para manter o negócio de pé.


Então calcule bem o quanto você irá pagar em cada produto, veja se é viável comprar no atacado, adicione os custos de embalagem, transportes, hospedagem do site, domínios, material de envio, frente, e etc...


Tudo o que estiver ligado a operação do negócio você deve colocar. Feito isso, sonde o preço de mercado para os mesmo produtos e use-os como base para o seus. Se a margem de lucro liquida ficar apertada, então é preciso criar soluções para aumentar, como por exemplo investir em compras maiores para diminuir o valor de compra, ou tirar custos que talvez não sejam tão necessário no inicio


Outro ponto é ter fotos e vídeos com muita qualidade para usa-lo na venda com descrição e detalhes técnicos. Sem isso a sua venda perde força.


3. Escolha uma boa plataforma de e-commerce e de pagamentos


Do que adianta vender se não conseguir receber? Ou do que adianta ter um bom sistema de pagamento de seu site trava toda vez que alguém vai escolher um produto?


Então pesquise e teste bem antes de colocar a sua loja no ar para que problemas não aconteçam com possíveis compradores.


4. Organize sua loja

Entenda que a sua loja online é como uma loja física. Ela precisa estar arrumada, organizada por tipos de produtos, tamanhos, coleções e promoções, além de ter preços e descrição em todos os produtos.


Fora isso o visual precisa ser agradável e a escolha das cores e fontes também, pois se ele for pesado visualmente o seu visitante pode sair da sua loja se sentir perdido em meio a tanta informação visual. Tenha isso em mente: menos é mais!


5. Simplifique o checkout

A taxa média de abandono de carrinho de compras é de 82% nos EUA e o grande responsável por isso é o checkout complexo e cheio de solicitações de informações do cliente, fazendo com que ele tenha muita dúvida e então desistindo da compra.


Lembre-se: menos é mais.


Além disso, tenha um boa equipe de marketing para poder monitorar quem não concluiu a compra e através de ferramentas como e-mail marketing, sms e chatboot possam resgata-lo para finalizar.


6. Atraia pessoas

Com uma equipe de marketing, elabore estratégias para conseguir trazer clientes para a sua loja. Faça isso através de SEO, tráfego pago em redes sociais, blogs e etc...


Vale notar que para ter uma loja online é preciso investir em anúncios para criar fluxo de Leads em sua pagina. Sem isso você nunca irá conseguir vender bem.


7. Monitore seus resultados

Anote isso: você só consegue melhorar aquilo que você consegue medir.


Ou seja, quanto mais dados você tiver de como a sua loja online esta indo, mais fácil será para tomar decisões para melhorar o seu negócio.


Então seja amigos dos dados e vá em frente com muita dedicação e empenho.


bottom of page