We're your back office

We're your back office

We're your back office

  • Gabriel Dias

Por onde começar uma empresa?

Atualizado: Set 20

Muitas pessoas acreditam que para começar um negócio é necessário investir muito dinheiro, mas na verdade não precisa ser assim. Hoje vamos falar sobre como você pode começar um negócio com os recursos que você já tem disponível.


Toda empresa nasce de uma idéia, mas idéias por si só não valem nada.

Já a execução, ah... essa vale muito, mas somente se atrelada a uma boa estratégia.


Porque executar por executar não adianta.

Logo, precisamos unir esses 3 ingredientes: Ideia + Execução + Estratégia que as chances de dar certo se tornam alta.


Separei então aqui, 5 passos para você aplicar quando estiver pensando em começar um negócio.



1.Tenha um balde de idéias


Diferente do que muitos pensam, uma idéia boa não vem pronta. Ela precisa ser lapidada e constituída com muita atenção. Então uma tenha em mente que uma ideia boa vem de muitas outras ruins. Não descarte nenhuma e anote tudo e em algum momento você terá um repertório vasto de idéias e saberá qual coloca-la em prática.


2. Crie um MVP - Produto mínimo viável


Você não precisa começar grande, muito pelo contrário, você deve começar pequeno. Mas porque? Por que começar pequeno te permite testar muita coisa, colher feedbacks e aperfeiçoar com o custo baixo e sem alarde caso algo saia do controle. Além disso você tem liberdade de mudar a estratégia ou até o produto ou serviço de for necessário.


Então a partir da sua idéia, crie um produto ou serviço onde você possa colocar para testar de maneira pequena, oferecendo e vendendo para amigos e familiares primeiramente e vendo como ele se comporta.


3. Avalie os resultados


Se o seu MVP for negativo, ajuste o que for necessário e coloque para testar novamente. Se você não conseguir bons resultados mais de uma vez, avalie a sua ideia, execução e a estratégia.


Se o seu MVP for positivo, não pule de alegria, porque quando dá certo logo de cara você não consegue identificar com clareza os pontos que fizeram o seu teste ser positivo.


Então sempre faça análise de tudo e teste o máximo que puder!


4. Venda


Venda para mais pessoas e veja como o seu produto se comporta de maneira mais madura e real e com um preço bem próxim do que o mercado pratica. Dessa forma você começa a entender as variáveis do mercado em relação a posicionamento.


5. Crie um Business Plan


Se tudo deu certo até aqui, então é hora de criar um business plan sólido e fiel para poder caminhar de maneira segura e planejada.


Coloque todos os possíveis custo fixos e variáveis e crie projeções em pequena, media e larga escala. Isso te fará ter uma ideia dos caminhos e possibilidades, mas saiba: O papel aceita tudo, então equilibre o otimismo com os pés no chão para não criar algo surreal.


#ibusinessprojects

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo